LEITURA | Praça Roosevelt e Cia Os Satyros são tema de livro publicado no Reino Unido

Publicado em: 24/09/2024 | por: Guilherme Dearo

O fenômeno social e teatral da Praça Roosevelt, assim como a Cia Os Satyros, que por décadas atua no centro de São Paulo, são tema de um livro sobre teatro e performance que acaba de ser publicado no Reino Unido, pela Bloomsbury Publishing.

O livro é “Placeness and the Performative Production of Space” (“Sentido de lugar e a produção performativa do espaço”, em tradução livre), de autoria de Aleksandar Sasha Dundjerović e María José Martínez Sánchez.

Trazendo diversos artigos, análises e entrevistas, ele pensa em questões como: Como a performance pode criar e transformar locais de renovação e regeneração urbana? O que a performance contribui para a criação de uma comunidade?

Unindo teoria a uma série de estudos de caso internacionais sobre práticas performáticas e entrevistas com praticantes, este estudo interdisciplinar examina como o espaço é produzido performativamente para criar um senso de “lugar”.

Um capítulo é dedicado totalmente ao fenômeno da Praça Roosevelt e ao trabalho da Cia Os Satyros, trazendo uma entrevista com Rodolfo García Vázquez, um dos fundadores dos Satyros ao lado de Ivam Cabral. Cabral é diretor-executivo da SP Escola de Teatro, enquanto Vázquez é coordenador do curso de Direção da Escola.

Os capítulos recorrem às teorias de pensadores como Walter Benjamin, Michel Foucault, Henri Lefevre, Richard Schechner, Hans-Thies Lehmann, Lev Manovich e Slavoj Žižek para falar sobre espaço e lugar e como se dá a relação entre espaços e a construção de narrativas sociais e culturais.

Além do caso brasileiro com Os Satyros, há análises de grupos e projetos como: o coletivo catalão La Fura Dels Baus; o Projeto Portland Inn em Stoke-on-Trent, Reino Unido; o Campo de la Cebada em Madrid, Espanha; a Quadrienal de Praga; e espaços digitais criados por artistas na Índia e na Bósnia e Herzegovina.

Em 2023, Aleksandar Sasha Dundjerović esteve no Brasil e visitou a SP Escola de Teatro, onde promoveu a residência artística “Looking For Andy”. Ele também promoveu um workshop com estudantes.

 

Fonte: SP Escola de Teatro

Post criado 598

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo