Inspirada na frase do filme “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles, a edição 2025 do Festival Satyrianas celebra o poder transformador da arte e da resistência com o tema “Nós vamos sorrir” (homenagem à resiliência da cultura brasileira, à dignidade dos artistas e ao universo do circo e do palhaço).
Neste ano, o evento, que integra o calendário oficial da cidade e do Estado de São Paulo, presta tributo ao grupo Parlapatões, parceiro histórico d’Os Satyros no fortalecimento da cena artística da Praça Roosevelt. A homenagem se estende a Hugo Possolo e Raul Barretto, nomes fundamentais do teatro e do humor brasileiros.

Com atividades concentradas na região da Praça Roosevelt, a Satyrianas ocupará espaços como o Cine Satyros Bijou, Espaço dos Satyros, Espaço Parlapatões, Lona Satyrianas, Mamadi, SP Escola de Teatro, Studio Satyros e a Tenda Satyrianas, além de duas áreas abertas da praça.
Após os eventos de Esquenta e Abertura, entre segunda e quarta-feira, o festival dá início, na quinta, a 80 horas ininterruptas de programação, que vai de 17 a 23 de novembro.
Premiado com o Shell, APCA, Aplauso Brasil e Arcanjo de Cultura, o Satyrianas recebeu 520 inscrições de 21 estados brasileiros e também do exterior. Além dos selecionados, haverá mais de 50 apresentações de artistas convidados, com público estimado em 25 mil pessoas.

A programação inclui teatro, circo, dança, contação de histórias, performances, shows musicais, cinema, literatura, workshops e atrações especiais como Autopeças, Cia Base, Dramamix, Fotomix, Gambiarra, Satyribilidade, Satyriblack, Satyrigrantes, Satyrinários, Satyritrans, Sprints Críticos e o tradicional Show de Boate.
Veja programação completa aqui!
Fonte: CHNews
