FOLHA | Festival Satyrianas tem 80 horas de shows, filmes e peças de teatro em São Paulo

  • Odair José participa de debate após exibição de documentário
  • Artistas de 21 estados vão apresentar mais de 400 atrações na praça Roosevelt

Cristina Camargo

São Paulo

A cena em que Eunice Paiva, interpretada por Fernanda Torres no filme “Ainda Estou Aqui”, rejeita a orientação de um fotógrafo e pede para os filhos sorrirem inspirou Rodolfo García Vázquez e Ivam Cabral, idealizadores do Festival Satyrianas, a pensarem no tema da edição deste ano.

Com o título “Nós Vamos Sorrir”, o evento realizado pelo grupo Os Satyros, em parceria com a SP Escola de Teatro, terá duração de uma semana, de 17 a 23 deste mês, com mais de 400 espetáculos de teatro, circo, dança, contação de histórias, performances, shows, cinema, literatura e workshops.

Serão 80 horas de programação com artistas de 21 estados brasileiros se apresentando no centro de São Paulo.

Espetáculo ‘A Casa de Bernarda Alba’ narra o conflito entre irmãs que se apaixonam pelo mesmo homem – Cristiano Pepi/Divulgação

Neste ano, o festival faz homenagem aos Parlapatões, grupo vizinho e parceiro dos Satyros na praça Roosevelt e na SP Escola de Teatro.

“A gente sempre se abraçou muito, desde o primeiro instante”, diz Cabral sobre a companhia de comediantes que completa 30 anos.

Entre os destaques do festival, que tem orçamento de R$ 300 mil e é realizado com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, estão a exibição do documentário “Vou Tirar Você Desse Lugar”, sobre Odair José, no dia 17, às, 19h, com a presença do cantor e da diretora, Dandara Ferreira. A exibição acontece no Cine Satyros Bijou (praça Franklin Roosevelt, 172, Consolação).

Outro destaque é o diretor alemão Robert Schuster, que apresentará espetáculo na SP Escola de Teatro ( praça Franklin Roosevelt, 210, Bela Vista), na quinta (20), às 15h.

Após dois dias de “esquenta”, a abertura oficial será em 19 de novembro, no Espaço dos Parlapatões, com o espetáculo “A Cabeça de Yorick”, do grupo homenageado. Também serão apresentados espetáculos como “A Casa de Bernarda Alba”, dos Satyros.

O festival mantém a tradição de não cobrar ingresso em valores fixos —o público paga quanto quiser para assistir as atrações. A estimativa de público é de 25 mil ao longo da semana.

“A Satyrianas sempre foi uma celebração da cultura em que artistas e público compartilham momentos de comunhão através da arte. É por isso que este ano nós vamos sorrir”, diz Vázquez.

O Festival Satyrianas foi criado em 1990, no Teatro Bela Vista. Durou quatro dias com debates e apresentações teatrais.

“Não tinha Ministério da Cultura, não tinha Secretaria de Cultura, não tinha programa nenhum para a cultura”, recorda Cabral. “Resolvemos fazer esse evento para falar sobre o momento, as dificuldades”.

O primeiro festival, ainda chamado Folias Teatrais, teve caráter político e foi movimentado por uma questão: como se encaixar em um cenário em que não havia nenhum estímulo para a área cultural?

Os artistas decidiram manter o teatro aberto durante quatro dias, sem interrupção. “Pensamos: vamos ficar acordados para fomentar a arte, para a arte não morrer”.

O evento reuniu nomes como Zé Celso Martinez Corrêa, Zé Renato, Antonio Fagundes e Débora Bloch.

A partir de 2005, já na praça Roosevelt, a Satyrianas cresceu em número de atrações e na dimensão do público.

Em 2007, o público chegou a 40 mil pessoas, em uma edição considerada inesquecível pelos organizadores. Paulo Autran, o artista homenageado, morreu aos 85 anos durante a realização do festival.

“Teve uma tristeza, uma comoção. As pessoas começaram a ir para a praça. Foi muito bonito”, lembra o diretor do Satyros.

Nos últimos anos, o festival tem menos nomes célebres e mais apresentações de grupos alternativos, com artistas que apresentam processos de criações e, a partir da Satyrianas, podem ocupar outros palcos e conquistarem o reconhecimento.

Um exemplo dessas possibilidades é o Dramamix, mostra que faz parte do evento e apresenta textos teatrais de dramaturgos contemporâneos, muitas vezes inéditos.

Festival Satyrianas

Quando De 17a 23 de novembroOnde Cine Satyros Bijou, Espaço dos Satyros, Espaço Parlapatões, Lona Satyrianas, Mamadi, SP Escola de Teatro, Studio Satyros e Tenda Satyrianas, além de áreas abertas na Praça Roosevelt.Preço Pague quanto puderConfira a programação completa em https://satyrianas.com.br/

 

Fonte: Guia Folha

Post criado 668

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo