FIM DE ANO | Os Satyros apresentam Dezembro com os Satyros com seu repertório em temporada popular para encerrar o ano de 2024

De 6 a 15 de dezembro, o Espaço dos Satyros receberá o evento Dezembro com os Satyros, com dois espetáculos recentes da companhia e uma abertura de processo.  “A Casa de Bernarda Alba”, “Fluxo” e “De quanto amor precisa uma pessoa?” serão apresentados na primeira quinzena de dezembro, encerrando as comemorações dos 35 anos de fundação da companhia.

A Casa de Bernarda Alba (de 6 a 14/12, sextas e sábados, às 20h ) , escrita pelo renomado dramaturgo espanhol Federico García Lorca, concluída em 1936, poucos meses antes de sua morte, trata da obra e vida de Bernarda Alba, uma mulher autoritária e controladora, que vive com suas cinco filhas em uma casa na Espanha rural, após a morte de seu segundo marido, que desencadeia, um período de luto de oito anos.

Fluxo (de 14 e 15/12, sábado e domingo, às 16h30) é um espetáculo realizado em processo colaborativo que trata das questões da juventude periférica da cidade de São Paulo. Em meio à batida do funk e à pulsação da quebrada, jovens da periferia de São Paulo vivem suas realidades em um baile que, de repente, é interrompido por uma operação policial. O que parecia ser apenas mais uma noite se transforma em uma viagem entre o passado, o presente e um futuro incerto. Com uma abordagem que mescla teatro, música, dança, circo e hip hop, FLUXO explora as cicatrizes deixadas pela pandemia, as tensões nas relações familiares, e as dores e amores de uma juventude que resiste. A narrativa, que se equilibra entre realidade e ficção, mostra as camadas complexas que compõem a vida na quebrada e convida o espectador a olhar além do óbvio e refletir sobre as dificuldades, as alegrias e as possibilidades de um futuro mais justo.

Finalmente, De quanto amor precisa uma pessoa? (De 7 a 15/12, sábados e domingos, às 18h)  é a abertura do processo de montagem do novo monólogo de Ivam Cabral, sobre a questão da relação com os animais a partir do romance Escute as feras, de Nastassia Martin, e como o amor por eles foi fundamental para a sua sobrevivência durante os difíceis anos da pandemia. Em tom autobiográfico, este monólogo pretende abordar os momentos difíceis causados pela pandemia de Covid-19 e a importância do amor para a nossa sobrevivência emocional em momentos de crise e de isolamento. Os afetos na relação com nossos animais de estimação são abordados de forma delicada e profunda neste trabalho poético.

 

Os Satyros, 35 anos de história
Para o filósofo alemão Boris Groys, o trabalho atual do artista contemporâneo é o seu currículo. Parece-me uma analogia perfeita para a produção teórica e artística de Ivam Cabral e Rodolfo García Vázquez, que hoje colige teatro, cinema, ativismo urbano, pedagogia e psicanálise.

Quando fundaram Os Satyros, em 1989, por mais sonhadores e workaholics que fossem, dificilmente poderiam imaginar que o coletivo iria produzir 145 espetáculos, a serem encenados em 36 países, que receberiam todos os prêmios nacionais e inúmeros internacionais, capitaneariam a criação de duas escolas, revitalizariam o histórico Cine Bijou. Tampouco que seriam processados pela Associação da Moral e dos Costumes Escoceses, chocada com radicalidade da montagem A Filosofia na Alcova no Festival de Edimburgo de 1993; ameaçados de morte por “atrapalhar” o movimento de traficantes na Praça Roosevelt do início do século; sufocados pela gentrificação que quase os expulsou da região que eles mesmos ajudaram a revitalizar. Foram muitas aventuras, experiências, histórias boas e ruins que consolidaram uma mitologia em torno do grupo.

O repertório da companhia é vasto, transitando por diversos gêneros: commedia dell’arte (Aventuras de Arlequim, 1989); teatro libertino (Sades ou Noites com os Professores Imorais, 1990); farsa (A Proposta, 1991); decadentismo (Saló, Salomé, 1991); pós-dramático (Hamlet-Machine, 1996); tragédia (Electra, 1997); simbolismo (Cosmogonia – Experimento nº 1, 2005); drama histórico (Liz, 2009); docudrama (Roberto Zucco, 2010); performatividade (Cabaret Stravaganza, 2011); metateatralidade épica (Inferno na Paisagem Belga, 2012), crítica social alegórica (Trilogia das Pessoas); matrizes identitárias (Cabaret Transperipatético, 2018); teatro digital (A Arte de Encarar o Medo, 2020), apenas para citar alguns exemplos.

Esses modelos, evidentemente, não representam índices estanques, mas, sim, expedientes ressignificados à luz das pesquisas do grupo, com foco, nas últimas duas décadas, seja em cena ou na produção intelectual de Cabral e Vázquez (por meio de livros e artigos), nas tipologias da narratividade, no teatro ciborgue e nas questões de gênero e decolonialidade.

A Casa de Bernarda Alba
Ficha Técnica
Direção Artística: Rodolfo García Vázquez
Assistente de Direção: Renatto Moraes

Elenco:
Alessandra Rinaldo,   Alex de Felix,  André Lu,  Anna Paula Kuller, Augusto Luiz,  Diego Ribeiro ,  Eduardo Chagas,  Elisa Barboza, Felipe Estevão,  Gabriel Mello,  Guilherme Andrade,  Heyde Sayama, Isa Tucci,  Isabela Cetraro,  Julia Bobrow, Juliana Moraes, Karina Bastos, Luís Holiver, Mariana França, Neni Benavente, Raul Ribeiro, Tammy Aires, Vitor Camargo, Vitor Lins, Wil Campos,

Pesquisa: Ivam Cabral. Tradução: Rodolfo García Vázquez. Adaptação: Ivam Cabral.
Cenógrafo: Caio Rosa. Aderecista: Elisa Barboza. Iluminação: Flavio Duarte. Desenho de som: Thiago Capella e Felipe Zancanaro, Canções originais: André Lu, Trilha sonora original: Felipe Zancanaro, Voz off: Ivam Cabral, Berimbau gravado: Zé Vieira, Operação de luz: Flavio Duarte, Operação de som: Felipe Zancanaro, Técnicos de palco: Gabriel Cabeça e Jota Silva,  : André Lu, Direção de coreografia e flamenco: Neni Benavente.

Figurino: Senac Lapa Faustolo
Curso livre de criação e desenvolvimento de figurino
Docentes: Maíra D. Pingo e Fábio Martinez

De 6 a 14/12, sextas e sábados, às 20h
Sessões com acessibilidade em Libras e audiodescrição
Duração: 60 minutos. Classificação: 16 anos. R$ 60 (inteira); R$ 30 (meia) e R$ 10 (promoção caso o espectador assista a um outro espetáculo do Dezembro com os Satyros). Espaço dos Satyros – Praça Roosevelt, 214, Bela Vista, São Paulo – SP. Contato: 3258 6345

Link com fotos:
https://drive.google.com/drive/folders/1V8snnCd3hlwxUmo49g5oNisruYP_7pPd
Crédito: Cristiano Pepi
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Fluxo
Ficha Técnica
Coordenação: Rodolfo García Vázquez. Direção: André Lu. Elenco: André Canário, Clara Gomes, Gustavo Parreira, Karoll Mikaelly , Lara Cristina, Nathaly Braga
Menino Zumbi (Pedro), Shayla Baila, VickVi , Werick. Dramaturgia: Coletivo.
Preparação Corporal: Fabio Martins. Direção de Arte: Andre Lu e Elisa Barboza.
Canções Originais: Coletivo. Sonoplastia: Werick. Idealização: Ivam Cabral e Rodolfo García Vázquez. Realização: Os Satyros.

De 14 e 15/12, sábado e domingo, às 16h30
Sessões com acessibilidade em Libras e audiodescrição:
Classificação: 12 anos. R$ 60 (inteira); R$ 30 (meia) e R$ 10 (promoção caso o espectador assista a um outro espetáculo do Dezembro com os Satyros). Espaço dos Satyros – Praça Roosevelt, 214, Bela Vista, São Paulo – SP . Contato: 3258 6345

Link com fotos: https://drive.google.com/drive/folders/1YeQzmGFYBnBO0VTQnDXgtz8QlkPsfy2E
Crédito: Diego Ribeiro
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De quanto amor precisa uma pessoa?
Ficha Técnica
Texto e atuação: Ivam Cabral. Direção: Rodolfo García Vázquez. Direção de Arte: Rodolfo García Vázquez. Sonoplastia: Ivam Cabral. Realização: Os Satyros.

De 7 a 15/12, sábados e domingos, às 18h
Sessões com acessibilidade em Libras e audiodescrição:
Duração: 50 minutos. Classificação: 14 anos. R$ 60 (inteira); R$ 30 (meia) e R$ 10 (promoção caso o espectador assista a um outro . espetáculo do Dezembro com os Satyros). Espaço dos Satyros – Praça Roosevelt, 214, Bela Vista, São Paulo – SP .
Contato: 3258 6345

 

Fonte: Jornal de Itaquera 

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