POR BLOG DO ARCANJO · 22/06/2024
Prestes a completar 95 anos em 16 de outubro próximo, a atriz Fernanda Montenegro foi ovacionada na estreia de Fernanda Montenegro Lê Simone de Beauvoir. No espetáculo, a grande artista mergulha mais uma vez na vida e nas memórias da filósofa francesa Simone de Beauvoir (1908-1986), como fez na peça anterior, Viver Sem Tempos Mortos (2009-2012). A primeira sessão paulistana da peça foi na última quinta, 20, no Sesc 14 Bis, na Bela Vista, em São Paulo, sob patrocínio do Itaú Unibanco e realização do Sesc São Paulo.
Como é de seu feitio, a atriz indicada ao Oscar© Fernanda Montenegro dá uma aula de atuação em sua leitura, dando a ênfese necessária a cada palavra e demonstrando farto domínio da interpretação. A estreia paulistana, no elegante Teatro Raul Cortez, com temporada de ingressos esgotados e disputados a tapa, repete o sucesso da anterior temporada carioca no Teatro Prio.
Na plateia do Sesc 14 Bis, estiveram nomes como os atores Marina Ruy Barbosa, Ivam Cabral e Juan Manuel Tellategui, os jornalistas Pedro Bial, Maria Prata, Cristina Padiglione e Miguel Arcanjo Prado, e o fotógrafo Bob Sousa, entre outros. O público paulistano tratou a atriz com a merecida referência. O único incidente da noite foi um espectador que deixou seu celular tocar duas vezes durante a sessão de estreia, o que irritou os presentes.
Fernandona, como é carinhosamente chamada, agradeceu ao final o aplauso caloroso do público em três aberturas de cortina. Em um áudio tocado logo que o pano se fechou, Fernanda disse que adoraria abraçar a todos, mas que os 95 anos de vida pesam e que todos se sentissem abraçados por ela.
Se todos na plateia puderam fotografar e filmar a grande dama de nossa dramaturgia no momento dos aplausos, o mesmo não pode ser dito em relação aos fotógrafos profissionais da imprensa presentes, que ficaram do lado de fora do Teatro Raul Cortez, pois não tiveram autorização da produção do espetáculo para registrar o momento histórico, infelizmente. Na humilde visão deste jornalista, a atitude da produção não combina com Fernanda Montenegro nem com Simone de Beauvoir, ambas libertárias e defensoras da democracia, da liberdade de imprensa e de expressão. O bom é ter a certeza de que nossa amada atriz e o amor e o respeito do público e da imprensa por ela são maiores do que situações fugazes. Fernanda Montenegro é eterna. É patrimônio brasileiro.
A seguir, o Blog do Arcanjo mostra quem aplaudiu nossa maior atriz.
Blog do Arcanjo mostra quem aplaudiu Fernanda Montenegro Lê Simone de Beauvoir no Sesc 14 Bis
Fonte: Blog do Arcanjo