O diretor teatral, ator e apresentador de TV Aderbal Freire Filho morreu hoje aos 82 anos.
O marido de Marieta Severo estava internado no Hospital Copa Star, na Zona Sul do Rio de Janeiro
Ele tinha complicações de saúde desde 2020, quando sofreu um AVC hemorrágico
Famosos usaram as redes sociais para lamentar a perda:
Matheus Nachtergaele, ator: “Tão lindo era o Aderbal Freire Filho! Tão fundamental na cena do nosso teatro! Tão príncipe era o Aderbal! Nossa família do teatro brasileiro está sendo duramente golpeada pela partida de artistas de estofo gigante. Ficamos mais órfãos, mas sempre inspirados. Obrigado, príncipe suave e sábio dos nossos tablados, por tudo! Estou sem palavras… um beijo no coração de Marieta, no coração de cada amor teu….. um beijo grande em nós. Te amamos”.
O ator e diretor Ivan Cabral: “Muito triste aqui com a morte do Aderbal Freire Filho. Por seis anos atuou como conselheiro na Adaap, a associação que gere a SP Escola de Teatro. Na época em q Contardo Calligaris presidia o conselho de administração da entidade. Vivemos histórias tão incríveis! E sonhamos tanto também! Essa foto é de nosso último encontro, um pouco antes da pandemia, fins de 2019, no Sesc Ipiranga. Muita, muita saudade”.
O escritor de novela Walcyr Carrasco: “Acabo de saber do falecimento de Aderbal Freire Filho, um dos grandes e inesquecíveis diretores de teatro do país! Lamento muito. Todos nós ficamos mais pobres!”.
A atriz Drica Moraes: “Nosso Principe das Tábuas partiu. Tanto nos deu em sabedoria, em poesia, em Arte. Descansa, ser amado. Abraço forte Marieta e todos seus irmãos e filhos teatrais!”.
A atriz Cláudia Abreu: “Aderbal. Um de nossos grandes gênios teatrais. Que Domingos e Paulo José te recebam em festa! Para Marieta, todo o meu carinho e admiração”.
A atriz Maitê Proença: “E hoje nosso querido Aderbal?. Siga em paz. Todos o conhecem melhor com o brilhante diretor que foi, mas eu trabalhei com ele em “Isabel”, uma peça de sua autoria, e em que ele interpretava todos os diversos personagens masculinos, em cena, como ator. Clarice Niskier fazia a Condessa de Barral, e o querido/imenso Domingos Oliveira nos dirigia. Eu era a Princesa Isabel numa noite de loucura. Grande sucesso! Bons tempos!’.
A atriz Renata Sorrah: “Aderbal, um grande mestre, um homem de teatro magnífico que respirava arte, com uma paixão e uma inteligência contagiantes! Tive a honra de ser dirigida por ele, quando interpretei Lady Macbeth, na peça de Shakespeare. Um imenso privilégio. Todos nós, artistas brasileiros de teatro, estamos tristes com sua partida. E também agradecidos por sua vida, sua obra, seu legado, seus ensinamentos, sua elegância. Um abraço muito grande em minha amiga Marieta. Um abraço em todos os artistas que aprenderam com Aderbal a amar o teatro, a fazer teatro, a viver no teatro”.
Fonte: SPLASH UOL