A ansiedade ainda vai acabar com a gente! Faltam 8 dias para 30ª Edição do Festival de Curitiba e se você ainda não está por dentro da programação do evento, continua por aqui que te contamos tudo!
GURITIBA
A mostra voltada ao público infantojuvenil é para toda a família. O Guritiba conta com uma programação repleta de atrações teatrais, musicais, contação de histórias e atividades recreativas com o foco principal na formação de plateia e no lazer cultural das famílias O Guritiba já foi contemplado com o Prêmio ODS, que tem por objetivo incentivar, valorizar e dar visibilidade às práticas que contribuem para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no País, dentro das normativas da ONU. O Programa Guritiba acontece o ano todo. Confira a programação aqui.
10 VEZES GERALD THOMAS
O dramaturgo Gerald Thomas está de volta ao Festival de Curitiba. A montagem de G.A.L.A, monólogo estrelado por Fabiana Gugli, em cartaz no Guairinha, nos dias 29 e 30 de março, será a décima participação do autor e diretor no evento.
Aos 68 anos, Thomas já assinou 84 trabalhos teatrais em 16 países. As 10 peças de Gerald Thomas no Festival de Curitiba:
1992 – The Flash And Crash Days
1993 – Império das Meias Verdades
1995 – Nowehere Man
1997 – Os Reis do Lê-Lê-Lê
2000 – Coro e camarim – Uma Tragédia Rave
2008 – Rainha Mentira/ Queen Liar
2012 – Gargólios
2014 – Entre Dentes
2022 – G.A.L.A
CONSELHO DE CLASSE
O premiado espetáculo “Conselho de Classe”, da Cia. dos Atores, volta aos palcos do Festival de Curitiba com duas apresentações: nos dias 29 e 30 de março, ambas às 21h, no Teatro da Reitoria. A montagem, concebida em 2013 para comemoração dos 25 anos da Cia, retorna a Curitiba com elenco original. A peça tem uma carreira luminosa: 200 apresentações, 50 mil espectadores e os prêmios Shell (cenário), Cesgranrio (espetáculo, texto, direção e cenário) e APTR (texto, direção e ator), entre outros. A história se passa numa escola pública carioca e trata de questões macro e micropolíticas da educação. No texto, há a abordagem realista do ambiente escolar, a fim de gerar um diálogo a respeito da educação no Brasil e da sua atual situação no mundo. Saiba mais sobre a peça aqui.
LANÇAMENTO DE LIVROS
A programação do 30.º Festival de Curitiba inclui o lançamento de livros. Serão três obras lançadas na programação do Interlocuções, que também terá exibição de documentário, encontros críticos e oficinas. A programação do Interlocuções é totalmente gratuita, voltada, também, para o espectador. Os lançamentos acontecem na Alfaitaria (R. Riachuelo, 274), sempre às 11h com mediação do jornalista Ruy Filho.
06 de abril: “Forças de um corpo vazado”, de Ana Kfouri
07 de abril: “Tempos de Viver e Contar” – 40 anos do Grupo Galpão
08 de abril: “Entre o nada e o infinito”, de Ivam Cabral
Confira aqui programação completa do Interlocuções
HÉLIO LEITES RECEITA TARJA BRANCA
O artista plástico, performer, poeta e botoneiro, Hélio Leites vai armar sua tenda na chapelaria do Teatro Guaira para expor seu trabalho literário. Leites, que um dia Paulo Leminski definiu como “significador de insignificâncias”, apresenta seus dois livros que curiosamente tem o mesmo nome, Tarja branca – O Libreto que Faltava. Um de crônicas e outro de webcontos, ambos lançados em 2017 pela Editora Prosa Nova. Saiba mais sobre os livros aqui.
PREGO NA TESTA
Texto do ator e dramaturgo Eric Bogosian, Prego na Testa, ganhou versão brasileira em 2005, com tradução, adaptação e direção do dramaturgo Aimar Labaki e interpretação de Hugo Possolo, do Grupo Parlapatões. O texto é uma espécie de comédia stand-up de uma hora de duração que articula o absurdo da vida nas grandes cidades e faz rir das nossas próprias desgraças. Bogosian é autor de peças que viraram filmes como Talk Radio e Suburbia e atualmente faz parte do elenco da série Succession.
Fonte: Curitiba Cult