Na última quinta-feira, 11 de agosto, foi celebrado o Estado Democrático de Direito em diversos lugares ao redor do país. Na capital paulista, a concentração principal se deu no Pátio das Arcadas da Faculdade de Direito do Largo São Francisco (USP), e contou com a leitura da “Carta às Brasileiras e aos Brasileiros em Defesa do Estado Democrático de Direito”.
Uma das personalidades escolhidas para recitar o texto foi Eunice Prudente, que é doutora e pesquisadora da respectiva faculdade e conselheira da ADAAP (Associação que gere a SP Escola de Teatro).
Eunice, que em 2022 entrou para o Conselho de Administração da Associação dos Artistas Amigos da Praça (ADAAP), também é Secretária Municipal da Justiça e professora doutora lotada no Departamento de Direito do Estado, da Faculdade de Direito da USP. Lá, a intelectual ministra aulas nos cursos de graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado) nas áreas de Direito do Estado e Direitos Humanos.
A professora tem muitos artigos e livros publicados na área jurídica e é autora da primeira tese que propõe a criminalização da discriminação racial, intitulada “Preconceito racial e igualdade jurídica no Brasil. 1. ed. Campinas/ SP: Julex, 1990”.
Além disso, ela fez parte da Frente da Mulheres Feministas, onde conheceu importantes nomes do civismo e da política, como Ruth Cardoso, Eva Blay, Marta Suplicy e Ruth Escobar. Eunice conviveu e foi influenciada por grandes pensadoras do feminismo negro que foram suas contemporâneas, como Sueli Carneiro e Léa Gonzalez.
A professora ainda possui uma ativa participação na Ordem dos Advogados do Brasil, onde integra o conselho estadual, assim como a diretoria da ESA OAB SP e várias comissões.
#euniceprudente #adaap #spescoladeteatro #sanfran #estadodemocraticodedireito #estadodemocraticodedireitosempre #democracia
Fonte: @escoladeteatro