Evento acontece entre os dias 17 e 23 de novembro e terá como tema “Nós vamos sorrir”, inspirado em frase do filme ‘Ainda Estou Aqui’
O Festival Satyrianas 2025 ocupa a Praça Roosevelt, em São Paulo (SP), entre os dias 17 e 23 de novembro. Com o tema “Nós vamos sorrir”, inspirado na frase do filme Ainda Estou Aqui (Walter Salles), a edição celebra o universo do circo e homenageia o grupo Parlapatões e seus fundadores, Hugo Possolo e Raul Barretto. O evento, que integra o Calendário Oficial da Cidade e do Estado, terá 80 horas de programação ininterrupta a partir de quinta-feira, 20 de novembro.
Quando: 17 a 23 de novembro, com 80 horas ininterruptas a partir de quinta-feira, 20.
Tema: “Nós vamos sorrir”, com foco no circo e na resistência cultural.
Homenagem: o grupo Parlapatões, parceiro histórico d’Os Satyros na Praça Roosevelt.
Ingressos: acesso gratuito ou no formato “pague quanto puder” (contribuição voluntária).
A organização recebeu 520 inscrições de 21 estados brasileiros, além de propostas internacionais. A expectativa de público é de 25 mil espectadores. A programação, que conta com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, reúne espetáculos de teatro, circo, dança, performances, shows musicais, cinema, literatura e workshops.
O festival destaca eventos como o Dramamix (textos inéditos), Autopeças, Satyriblack, Satyrigrantes e Satyritrans.
“As Satyrianas foi reafirmando sua importância social e cultural. É uma grande celebração teatral da cidade de São Paulo, a festa dos artistas em homenagem à população da cidade.”
Ivam Cabral, cofundador d’Os Satyros
Rodolfo García Vázquez, cofundador d’Os Satyros ao lado de Ivam Cabral, destaca a diversidade da programação: “Entre os destaques, eu diria que são: o documentário sobre Odair José, os textos inéditos de dramaturgos reconhecidos no Dramamix, [e] a presença de um dos diretores de teatro alemães mais importantes, Robert Schuster“. Schuster apresentará um work in progress durante o evento.
Esquenta e Abertura
A programação começa na segunda-feira, 17 de novembro, com o “Esquenta Satyrianas”. O destaque é a exibição do documentário “Vou Tirar Você Desse Lugar”, sobre Odair José, seguida de debate com o cantor e a diretora Dandara Ferreira no Cine Satyros Bijou. Na terça-feira, 18, será exibido “Cuba Libre”, de Evaldo Mocarzel, que acompanha a atriz Phedra D. Córdoba em Cuba.
A abertura oficial ocorre na quarta-feira, 19 de novembro, no Espaço Parlapatões, com o espetáculo “A Cabeça de Yorick”, do grupo homenageado. A noite contará também com a participação dos Doutores da Alegria.
O Festival Satyrianas foi criado em 1990 como um evento de resistência cultural. A companhia Os Satyros, fundada em 1989, consolidou o festival na Praça Roosevelt após retornar de um período na Europa em 2000.
Serviço
Festival Satyrianas 2025
Data: 17 a 23 de novembro (abertura oficial em 19 de novembro)
Local: Praça Roosevelt e arredores (Cine Satyros Bijou, Espaço dos Satyros, Espaço Parlapatões, Lona Satyrianas, SP Escola de Teatro, etc.)
Ingressos: gratuitos ou “pague quanto puder”
Programação: www.satyrianas.com.br
Fonte: Isto É
