Programa
As práticas artísticas participativas e comunitárias reúnem um interesse crescente na atualidade. Num momento de particular fragilidade para as democracias e para a nossa vivência coletiva este livro procura cruzar os contributos da arte, da participação e da política.
Com base em estudos, inéditos pela sua dimensão e profundidade, desenvolvidos pelo autor em Portugal e Brasil nos últimos quatro anos, envolvendo 332 pessoas de 23 grupos teatrais, são discutidos os elementos fundamentais destas práticas, bem como as potencialidades e fragilidades que os processos criativos encerram na sua ligação à participação cívica e política.
Recomendamos o uso de máscara cobrindo nariz e boca.
Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, solicite pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, após a conclusão e efetivação do pagamento da sua inscrição, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 26/8 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
** Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
*** Havendo ainda disponibilidade de vagas para os cursos presenciais, as inscrições poderão ser feitas no dia do curso no Centro de Pesquisa e Formação.
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br
Palestrantes
Hugo Cruz
Criador, programador cultural e investigador no CIIE – Universidade do Porto e CHAIA Universidade de Évora. Diretor Artístico do MEXE e avaliador externo da iniciativa PARTIS (Práticas Artísticas e Inclusão social) e Art for Change das Fundações Calouste Gulbenkian e La Caixa. Autor do livro “Práticas Artísticas, Participação e Política” publicado no Brasil pela Hucitec. (Foto: Acervo Pessoal)
Ivam Cabral
Ator, diretor teatral, dramaturgo, cineasta e diretor executivo da SP Escola de Teatro. Doutor e mestre em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo (USP). Bacharel em Artes Cênicas, com habilitação em Interpretação Teatral pela Pontifícia Católica do Paraná (PUC/PR) e especialista em Psicoterapia Psicanalítica (Unip). Ao lado de Rodolfo García Vázquez, fundou a Cia. de Teatro Os Satyros (1989), que tem em seu currículo 140 espetáculos teatrais e mais de cem prêmios no Brasil e no exterior. É autor de mais de 15 livros – nos mais diversos gêneros, como crônicas, dramaturgia e infantil -, tem vasta produção de artigos acadêmicos no Brasil e no exterior. (Foto: André Stefano)
Maria Thais
Pedagoga e diretora no campo das artes da cena. Professora-pesquisadora sênior Usp-Museu do Ipiranga. Coordena o Projeto Amazônias – Sesc Pinheiros. Entre 2020-21 foi diretora residente no Centro de Pesquisa Teatral (CPT). Em parceria com Yghor Boy dirigiu o documentário Territórios de Resistência (TV SESC), lançado em 2021. Com a Cia Balagan (reconhecida como patrimônio imaterial da Cidade de São Paulo) realizou os espetáculos Programa Pentesiléia – treinamento para a batalha final”, Cabras-cabeças que voam, cabeças que rolam, Recusa, Prometheus – a tragédia do fogo, entre outros. Ministra ateliês, palestras, oficinas no Brasil, França (ARTA – Cartucherie/Sorbonne Paris 8), México (UNAM), Colômbia, Itália (Bienal de Dança de Veneza). Entre 1999 a 2006 foi diretora-pedagoga residente na Moscow Theatre- Scholl of Dramatic Art (Moscou/Rússia), dirigida por Anatoli Vassiliev. Autora do livro “Na Cena do Dr. Dapertutto: Poética e Pedagogia em V.E. Meierhold” e organizadora do livro “Balagan – Cia de Teatro. (Foto: Ale Catan)
Jhoao Junnior
Pedagogo e diretor teatral. Formado em Artes Cênicas pela UFRN vem ao longo de dez anos trabalhando a partir da relação entre território, memória social e processos biográficos. Dirigiu junto ao Coletivo Estopô Balaio os espetáculos “A cidade dos Rios Invisíveis” e “Nos trilhos abertos de um leste migrante”. É idealizador do núcleo Entre(vistas) de pesquisa dramatúrgica. No campo da pedagogia teatral e gestão é idealizador do projeto Margem-Memória que trabalha com memórias e imaginário das infâncias de territórios ribeirinhos e em estados de vulnerabilidade social.
(Foto: Bruno Martins)
Data
19/09/2022 a 19/09/2022
Dias e Horários
Segunda, 19h às 21h.
Curso Presencial
Inscrições a partir das 14h do dia 26/8, até o dia 18/9.
Enquanto houver vagas.
Local
Rua Dr. Plínio Barreto, 285 – 4º andar
Bela Vista – São Paulo.
Valores
Grátis