SÓ NO BIJOU E NO CINESESC | Repescagem de filmes da 48ª Mostra é última chance para aproveitar o evento

Tradicional extensão da programação vai até quarta (6), no Cine Satyros Bijou e no Cinesesc

 

A 48ª Mostra de Cinema chegou ao fim na última quarta (30), mas os cinéfilos ainda tem mais uma chance para ver alguns dos filmes da seleção.

Algumas dezenas das 419 obras exibidas ganham um repeteco até quarta (6). Na lista da repescagem, entraram títulos que ficaram entre os favoritos do público, como “Hanami” e “Memórias de um Caracol”. A seguir, veja uma seleção de obras que vale a pena conferir, ou ver de novo.

‘Hanami’, da portuguesa Denise Fernandes, ganhou prêmio de melhor ficção pelo júri da 48ª Mostra – Divulgação

2035
Coreia do Sul, 2024. Dir.: Jaein Park. Com: Taekyung Oh e Ilhan Yu. 98 min. 14 anos
Simula a celebração de uma década do acordo de reunificação das Coreias. Nesse contexto, um cineasta norte-americano vai ao país gravar um documentário e acaba impelido a investigar uma luz verde que revela segredos.
Dom. (3), às 19h40 (Cine Satyros Bijou)

3 Obás de Xangô
Brasil, 2024. Dir.: Sérgio Machado. 77 min. Livre
Um documentário sobre a amizade dos ícones brasileiros Jorge Amado, Dorival Caymmi e Carybé. Na 48ª Mostra, ganhou como o melhor documentário brasileiro pelo público.
Qui. (31), às 19h10 (Cinesesc)

Abril, Verde e Amarelo
Abril, Verde, Amarillo. Argentina, 2024. Dir.: Santiago Aulicino. Com: Ingrid Pokropek, Maxi Passarelli e Santiago Aulicino. 60 min. Livre
Um músico recluso que evita sair de casa vê à distância pessoas seguirem a vida durante o outono em Buenos Aires.
Dom. (3), às 15h (Cine Satyros Bijou)

Apocalipse nos Trópicos
Brasil, 2024. Dir.: Petra Costa. 110 min. 10 anos
O documentário reúne imagens de políticos, em uma investigação sobre o controle exercido por lideranças evangélicas no governo brasileiro. Da mesma diretora de “Democracia em Vertigem” (2019).
Seg. (4), às 15h (Cinesesc)

Aqui as Crianças Não Brincam Juntas
Here Children Do Not Play Together. Irã/Reino Unido, 2024. Dir.: Mohsen Makhmalbaf. 62 min. 14 anos
Ao acompanhar a história de Ali, um guia turístico egresso da prisão, o documentário mostra como palestinos e israelenses procuram uma convivência pacífica em Jerusalém em meio à guerra.
Sex. (1º), às 15h (Cinesesc)

Balomania
Dinamarca, Espanha, 2024. Dir.: Sissel Morell Dargis. 93 min. 16 anos
Retrata uma sociedade secreta que existe nas favelas do Brasil e constrói balões de ar quente. Na 48ª Mostra, ganhou como o melhor documentário internacional pelo público.
Sáb. (2), às 19h20 (Cinesesc)

 

Cena do documentário ‘Balomania’, de Sissel Morell Dargis – Divulgação

O Caso dos Estrangeiros
The Strangers’ Case. Jordânia, 2024 . Dir.: Brandt Andersen. Com: Omar Sy, Yasmine Al Massri e Yahya Mahayni. 97 min. 12 anos
Uma tragédia em Alepo impacta cinco famílias de quatro países diferentes. O filme cruza histórias de uma médica, um poeta, um soldado, um contrabandista e um capitão da guarda costeira grega. Na 48ª Mostra, ganhou como o melhor filme de ficção internacional pelo público.
Ter. (5), às 21h20 (Cinesesc)

Familiar Touch
Estados Unidos, 2024. Dir.: Sarah Friedland. Com: Kathleen Chalfant, Carolyn Michelle e Andy Mcqueen. 14 anos. 91 min
Uma idosa com demência se muda para uma residência assistida. Lá, ela enfrenta novos rostos e rotinas e resiste a se conectar com vizinhos, mas se aproxima dos cuidadores e confunde seu filho com um pretendente. Na 48ª Mostra, ganhou como o melhor filme de ficção pelo júri.
Ter. (5), às 19h20 (Cinesesc)

Hanami
Suíça/Portugal/Cabo Verde, 2024. Dir.: Denise Fernandes. Com: Sanaya Andrade, Daílma Mendes e Alice Da Luz. 96 min. 14 anos
Abandonada pela mãe, Nana vai aos pés de um vulcão para se curar de uma febre. Lá, sonho e realidade se misturam. Na 48ª Mostra, também ganhou como o melhor filme de ficção pelo júri e Mathé ganhou o prêmio Brada de melhor direção de arte.
Sex. (1º), às 21h20 (Cinesesc)

Intervenção
Brasil, 2024. Dir.: Gustavo Ribeiro. 96 min. Livre
O documentário acompanha o movimento “não no meu quintal”, em que moradores de uma região valorizada de de São Paulo resistem à urbanização de uma comunidade formada por duas favelas. Na 48ª Mostra, levou o prêmio ABRACINE de melhor filme brasileiro na competição de novos diretores.
Sáb. (2), às 15h (Cinesesc)

O Legado de Pandora
Pandoras Vermächtnis. Áustria, 2024. Dir.: Angela Christlieb. 87 min. 14 anos
O documentário mergulha no universo de G.W. Pabst (1885-1967), gigante do cinema alemão, por meio do olhar de Trude Pabst, seu grande amor.
Sex. (1º), às 15h (Cine Satyros Bijou)

Filme ‘O Legado de Pandora’, de Angela Christlieb, exibido na repescagem da 48ª Mostra – Max Berner/Divulgação

Levados pelas Marés
Feng Liu Yi Dai. China, 2024. Dir.: Jia Zhangke. Com: Zhao Tao, Li Zhubin e Pan Jianlin. 111 min
Narra a história de amor de Qiaoqiao e Bin, até o rapaz ir embora sem justificativa. Além da jornada individual dos personagens e do romance, o filme também acompanha as transformações da China do início dos anos 2000 até os dias atuais. Na 48ª Mostra, ganhou como o melhor filme internacional pela crítica.
Qui. (31), às 21h10 (Cinesesc)

A Lista
The List. Irã/Afeganistão/Reino Unido, 2023. Dir.: Hana Makhmalbaf. 65 min. 14 anos
Neste documentário, é retratada uma tentativa de fuga de artistas e cineastas após a saída de forças internacionais e da ascensão do talibã no Afeganistão, em 2021. A diretora é filha do também cineasta Mohsen Makhmalbaf. Exibido no Festival de Busan
Sex. (1º), às 21h15 (Cine Satyros Bijou)

Malu
Brasil. 2024. Dir.: Pedro Freire. Com: Yara de Novaes, Juliana Carneiro da Cunha E Carol Duarte. 100 min. 16 anosDepois de um passado glorioso, uma mulher de meia idade enfrenta uma crise existencial enquanto tem que lidar com sua mãe conservadora e sua filha. O filme foi premiado como melhor longa-metragem de ficção no Festival do Rio. Na 48ª Mostra, ganhou o Prêmio Paradiso.
Sáb. (2), às 17h10 (Cinesesc)

Manas

Brasil 2024. Dir.: Marianna Brennand. Com: Jamilli Correa, Rômulo Braga e Dira Paes. 101 min.14 anos
Uma adolescente ribeirinha começa a perceber as violências vividas pelas mulheres ao ser redor. Vencedor do prêmio direção da Jornada dos Autores do Festival de Veneza. Na 48ª Mostra, ganhou como o melhor filme brasileiro pela crítica.
Sex. (1º), às 19h10 (Cinesesc)

Memórias de um Caracol
Memoir of a Snail. Austrália, 2024. Dir.: Adam Elliot. 94 min. 16 anos
A animação conta a história de uma garota solitária que coleciona caracóis ornamentais. A jovem foi separada do irmão gêmeo, mas encontra inspiração ao conhecer uma idosa excêntrica, com quem faz amizade. Sarah Snook, conhecida por seu papel em “Succession”, empresta a voz para a personagem principal. Na 48ª Mostra, Adam Elliot ganhou o prêmio de melhor direção pelo júri.
Ter. (5), às 15h (Cinesesc)

No Other Land
Palestina/Noruega, 2024. Dir.: Basel Adra, Rachel Szor, Hamdan Ballal, Yuval Abraham. 96 min
Retrata a destruição de Masafer Yatta, na Cisjordânia, e a amizade entre o ativista palestino Basel Adra e a jornalista israelense, Yuval. Melhor documentário e prêmio do público da seção Panorama no Festival de Berlim deste ano. Na 48ª Mostra, ganhou como o melhor documentário pelo júri.
Dom. (3), às 21h20 (Cinesesc)

A Queda do Céu
Brasil/Itália/França, 2024. Dir.: Eryk Rocha e Gabriela Carneiro da Cunha. 108 min. Livre
Ao acompanhar o ritual funerário reahu, realizado pela comunidade watoriki, em território yanomami, o documentário mostra a reação local ao garimpo realizado de forma ilegal.
Dom. (3), às 19h (Cinesesc)

Rumo a uma Terra Desconhecida
Vers un Pays Inconnu. Reino Unido/Irlanda/França/Alemanha/Grécia/Holanda/Catar/Arábia Saudita/Palestina, 2024. Dir.:Mahdi Fleifel. Com: Mahmood Bakri, Aram Sabbah e Mohammad Alsurafa. 105 min
Dois primos palestinos estão refugiados em Atenas, na Grécia, e recorrem a todos os meios possíveis para juntar dinheiro. Nessa jornada, ultrapassam os próprios limites.
Sáb. (2), às 15h (Cine Satyros Bijou)

Serra das Almas
Brasil. 2024. Dir.: Lírio Ferreira. Com: Julia Stockler, Mari Oliveira e Ravel Andrade. 121 min. 14 anos
Um roubo de joias reúne um antigo grupo de amigos em Pernambuco, vigiados por fantasmas do passado. Na 48ª Mostra, levou o prêmio Netflix.
Qua. (6), às 17h40 (Cinesesc)

Sinfonia da Sobrevivência
Brasil, 2024. Dir.: Michel Coeli. 72 min. Livre
O documentário registra os esforços de sobrevivência dos animais afetados pelas queimadas do Pantanal, ao mesmo tempo em que acompanha a atuação de voluntários e bombeiros. Na 48ª Mostra, também ganhou como o melhor documentário pelo júri.
Sáb. (2), às 21h30 (Cinesesc)

Sol de Inverno
Boku No Ohisama. Japão, França, 2024. Dir.: Hiroshi Okuyama. Com: Sōsuke Ikematsu, Keitatsu Koshiyama e Kiara Nakanishi. 90 min. 10 anos
Em uma pequena ilha japonesa, a vida gira em torno das estações, e o inverno é a época de hóquei no gelo na escola. Porém, não é um esporte que Takuya demonstra animação, já que seu interesse está em Sakura, uma estrela em ascensão da patinação artística de Tóquio. Quando o treinador e ex-campeão da modalidade, Arakawa, vê potencial em Takuya, ele decide orientá-lo para formar uma dupla com Sakura em uma competição.
Seg. (4), às 17h20 (Cinesesc)

Tudo que Imaginamos como Luz
França/Índia, 2024, Dir.: Payal Kapadia. Com: Kani Kusruti, Divya Prabha e Chhaya Kadam. 14 anos. 115 min
Em Mumbai, a enfermeira Prabha recebe um presente inesperado do marido afastado, enquanto sua colega, Anu, busca um local para se encontrar com o namorado. Uma viagem a uma cidade litorânea proporciona um espaço para a manifestação de seus desejos. Vencedor do grande prêmio do júri em Cannes.
Sex. (1º), às 16h40 (Cinesesc)

XXL
Suécia/Finlândia, 2024. Dir.: Kim Ekberg e Sawandi Groskind. Com: Astrid Drettner, Georgios Giokotos e Marianne Carlsson. 77 min. 16 anos
Dois irmãos que estão afastados tentam se reconectar em uma viagem para Helsinque (Finlândia), onde conhecem pessoas peculiares e refletem sobre a vida.
Dom. (3), às 16h20 (Cine Satyros Bijou)

Zafari
Peru/Brasil/México/França/Chile/Rep. Dominicana/Venezuela, 2024. Dir.: Mariana Rondón. Com: Daniela Ramirez, Francisco Denis e Samantha Castillo. 100 min. 12 anos
A chegada de um hipopótamo ao zoológico revela tensões no relacionamento dos vizinhos Edgar e Ali, que convivem em um ambiente dominado pela barbárie, sem água ou comida.
Dom. (3), às 16h50 (Cinesesc)

 

Fonte: Guia Folha

Post criado 610

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo