QUAIS LIVROS NÃO PODEM FALTAR NA ESTANTE DE UM ATOR?

Ivam Cabral – Ator, diretor do grupo Os Satyros e dramaturgo (Sapho de Lesbos, De Profundis, Faz de Conta que tem Sol Lá Fora). Co-fundador e Diretor Artístico da SP Escola de Teatro (São Paulo).

DICIONÁRIO DE TEATROde Patrice Pavis: Para mim, a principal obra sobre técnicas teatrais – e não só – lançada no Brasil. O livro, com excelente tradução de J. Guinsburg e Maria Lúcia Pereira, é volume obrigatório para quem quer saber um pouco mais sobre a poderosíssima arte da representação. Pavis, seu autor, escreve de maneira delicada e bastante esclarecedora.

MANUAL DO ATOR – de Constantin Stanislavski: Aqui no Brasil, a obra de Stanislavski foi quase toda traduzida a partir de uma perspectiva e pensamento americanos dos anos 1940 e 1950. Infelizmente, são dispensáveis; com exceção deste ”Manual do Ator”, fundamental para aqueles que buscam um pouco mais de conhecimento a respeito da arte de Dionísio.

CIA DE TEATRO OS SATYROS – UM PALCO VISCERAL – de Alberto Guzik: O livro, escrito pelo crítico Alberto Guzik, conta a trajetória da Cia. de Teatro Os Satyros, o grupo que criei ao lado do Rodolfo García Vázquez. Gosto de dizer que a história do Satyros é uma história de construção, quase de um fracasso; de um projeto que tinha tudo pra dar errado. Foi a insistência diária em algo que acreditávamos muito que fez com que o nosso coletivo resistisse e pudesse dizer ao mundo a que veio. Download gratuito aqui.

Fonte: Mr.Zieg, dezembro de 2012

3 comentários “QUAIS LIVROS NÃO PODEM FALTAR NA ESTANTE DE UM ATOR?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.