Clipping satyros

Publicado em outubro 2nd, 2014 | por qubedesign

0

Os Satyros são patrimônio imaterial do município

A cultura e o lazer estão perdendo a batalha contra a especulação imobiliária em São Paulo. O despejo recente do teatro CIT-Ecum na Consolação e o provável fechamento do Brincante, na Vila Madalena, não são novidades: já aconteceu com o Cine Belas Artes, que só foi reaberto depois de muita pressão social.

Mas existe uma solução! A Secretaria Municipal de Cultura fez um pedido de estudo de 20 teatros independentes para registro como patrimônio cultural ou tombamento, entre eles: Brincante, Cit-Ecum, Teatro Oficina e Teatro da Vertigem (veja a lista completa abaixo). Esses espaços de cultura, que existem há anos, fazem parte do DNA paulistano. Nada mais natural que sejam valorizados e protegidos por seu valor cultural e histórico para a cidade!

Só que os interesses imobiliários são muito fortes e, sem o apoio dos cidadãos paulistanos, esse estudo pode morrer na praia. Por isso, se milhares de emails forem enviados ao Secretário Municipal de Cultura, Juca Ferreira e à Presidente do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental, Nadia Somekh, eles entenderão que esses teatros fazem parte do coração e do patrimônio de São Paulo, e não podem ser fechados.

Não podemos cruzar os braços diante do fechamento de nossos espaços culturais, já tão escassos. Vamos pressionar os responsáveis pela preservação do teatros agora! (clicando no botão “pressione agora” à direita da tela)

Cooperativa Paulista de Teatro

PS: A Cooperativa Paulista de Teatro se solidariza com a luta do CIT-Ecum, do Brincante e todos os 20 teatros ameaçados e lança a mobilização #TeatroNãoSeAbandona. Já tomamos todas as providências para impedir o fechamento desses espaços de construção cultural, mas quanto mais pessoas participarem, maior a chance de conseguir esse registro. Participe e compartilhe com seus amigos e interessados pela defesa do nosso Teatro.

Veja a lista de Teatros:

Instituto Brincante, Cit Ecum, Teatro Oficina, Teatro da Vertigem, Satyros, Galpão do Folias, Núcleo Bartolomeu, Espaço Os Fofos Encenam, Casa Laboratório para as Artes do Teatro (Caca Carvalho), Sede Luz Do Faroeste, Casa Livre (Cia Livre), Casarão da Escola Paulista de Restauro/Antigo Redimunho de Teatro, Teatro Heleny Guariba (antigo Studio 184), Cia da Revista, Teatro Commune, Club Noir, Teatro do Incêndio, Espaço da Cia do Feijão, Espaço Maquinaria e Teatro do Ator.

Fontes:

Folha de São Paulo | Teatros de rua se mobilizam com prefeitura para não fecharem as portas

Jornal O Globo | Prefeitura de SP abre processo de tombamento do centro teatral Cit-Ecum

Site da Cooperativa Paulista de Teatro | Carta Aberta em apoio ao Teatro Cit-Ecum

O Estado de São Paulo| Instituto Brincante luta para manter a sua sede

Direto da Fonte – Coluna Sonia Racy, O Estado de São Paulo | Para Sempre

Folha de São Paulo | Valorização Imobiliária ameaça teatros em São Paulo

Revista Caros Amigos | Instituto Brincante corre o risco de despejo

Folha de São Paulo | Pinheiros, Vila Mariana e Lapa são os campeões de demolição em SP

BBC Brasil | Verticalização ‘cerca’ casas em bairros de São Paulo

Secovi | Pesquisa e índices sobre mercado imobiliário

Folha de São Paulo | Teatros são alvo de ação de despejo em São Paulo


About the Author



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Back to Top ↑

  • Meus Canais